Mais seguro com resultado natural: conheça os demais benefícios do preenchimento labial com ácido hialurônico
Não faz muito tempo, o preenchimento labial era conhecido pelos seus resultados exagerados ou por um efeito colateral inesperado após o procedimento. Atualmente, a realidade é bem diferente. Muitas famosas têm aderido ao procedimento, mas, diferentemente do passado, a maioria apresenta um resultado supernatural. Essa mudança se deve às novas substâncias utilizadas para o tratamento. O preenchimento labial com ácido hialurônico é a maneira mais indicada hoje em dia por não apresentar alergias e promover o resultado mais natural ao paciente, além de ser facilmente reversível.
Conheça como funciona o preenchimento labial com ácido hialurônico, bem como o procedimento funciona com as demais substâncias: gordura autógena, hidroxiapatita de cálcio e PMMA.
1 – Preenchimento labial com ácido hialurônico
O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo corpo. Ela fica entre as células mantendo-as hidratadas, proporcionando maior elasticidade para a pele, deixando-a com efeito liso.
Para o preenchimento labial com ácido hialurônico, a substância é feita em laboratório e injetada nos lábios. Além do volume, o procedimento pode também ser usado para definir o contorno dos lábios, levantar os cantos da boca e dar a impressão de lábios mais longos horizontalmente. E sempre que é feito preenchimento labial com ácido hialurônico, estimula-se a produção de colágeno e a hidratação natural dos lábios.
Por ser uma substância produzida pelo próprio corpo, mesmo sendo sintética, o organismo reconhece e, por isso, não apresenta alergias ou rejeição. Após a aplicação, os lábios ficam levemente inchados, mas em alguns dias já é possível perceber o resultado final do preenchimento.
a) Preenchimento labial com ácido hialurônico dura quanto tempo?
O ácido hialurônico, com o passar do tempo, é absorvido pelo corpo. Por isso, o resultado dura em torno de um ano e meio. Depois disso, mesmo que o efeito já tenha ido embora, o estímulo de hidratação continua por mais um ano e meio.
Por isso, o preenchimento labial com ácido hialurônico é categorizado como “temporário”, tendo que ser refeito periodicamente para manter o resultado principal.
2 – Preenchimento labial com gordura autógena
A gordura autógena é retirada do corpo do próprio paciente, de regiões como culotes, face interna do joelho ou através de lipoaspiração. Do ponto de vista de evitar a rejeição, esse método é tão eficaz quanto o preenchimento labial com ácido hialurônico. Partindo do mesmo princípio, também é uma substância natural.
No entanto, o lado negativo é que por se tratar de uma “substância viva”, ela sofre mutações assim como as demais células do corpo. O que significa que em caso de emagrecimento ou aumento de peso do paciente, os lábios também mudam, podendo chegar a um tamanho desproporcional.
Esse também é um método temporário, pois a substância chega a ser completamente absorvida pelo corpo.
3 – Preenchimento labial com hidroxiapatita de cálcio
A hidroxiapatita de cálcio tem as mesmas características do que compõem os dentes e os ossos humanos. A substância é formada por microesferas misturadas a um gel aquoso para que se torne injetável.
Também é absorvível pelo corpo e evita rejeições. No entanto, quando usada para realizar o preenchimento labial, pode gerar granulomas e nódulos e, por isso, não é indicada.
A hidroxiapatita de cálcio é considerada “semipermanente”, pois tem duração entre dois e três anos.
4 – Preenchimento labial com PMMA
O uso dessa substância se tornou popular devido ao preço baixo, comparada às demais substâncias. Além disso, a ideia de que o procedimento é permanente também atrai quem está com vontade de aumentar alguma área do corpo. Mas o PMMA é uma substância perigosa de ser utilizada, pois o risco de rejeição do corpo é muito alto.
O PMMA (polimetilmetacrilato) é composto por um material muito parecido com o plástico usado para fabricar objetos, mas em forma de microesferas. Apesar da fácil aplicação e de ser facilmente moldável no corpo, esses benefícios não compensam o risco de rejeição.
Por se tratar de uma substância permanente, não absorvível pelo corpo, só é possível reverter o resultado através de uma cirurgia. Então, o que poderia ser visto como um benefício — a durabilidade vitalícia do procedimento — é, na verdade, um ponto negativo. Tanto pelo fato de a pessoa não ficar satisfeita com resultado e querer revertê-lo, quanto pela possibilidade de ela mudar de ideia com o tempo.
Além disso, todo o rosto sofrerá com as ações do tempo, menos o lábio, o que acabaria tornando-o desproporcional. E, se na aplicação houve o benefício de não haver cicatriz, para ser retirado deixará uma cicatriz do corte da cirurgia, única maneira de o PMMA ser retirado.
Como o corpo não reconhece a substância, ela fica “solta” dentro do tecido. Com o tempo, o corpo passa a enxergá-la como uma ameaça e começa a tentar expulsá-la, gerando inflamação no local.
Os efeitos colaterais, a curto ou a longo prazo, são muito comuns. Tais como: endurecimento da área, migração e deformação, alergia, necrose e cicatriz hipertrófica.
5 – Cuidados após preenchimento labial
Os cuidados após preenchimento labial com ácido hialurônico são simples e duram apenas alguns dias. Por 48 horas, deve-se evitar exposição ao sol para evitar a vasodilatação e manchas, caso ocorra algum pequeno hematoma.
Além disso, o paciente precisa evitar qualquer tipo de impacto e manipulação dos lábios para não alterar sua forma. O uso de compressas geladas com água ou chá de camomila podem ajudar a se livrar do inchaço mais rapidamente.
Tem vontade de aumentar os lábios? Agende uma avaliação!
Desde 1999, a Clínica Ane Bason oferece atendimento de alta qualidade, através de profissionais especializados nas mais diversas áreas da odontologia e harmonização facial. Possui os recursos tecnológicos mais avançados, aliados aos materiais e instrumentos de maior renome, nacionais e internacionais.
Agende sua avaliação!
A Clínica Ane Bason Odontologia, desde 1999, tem atendimento de alta qualidade, através de profissionais especializados nas mais diversas áreas da odontologia e harmonização facial. Possui os recursos tecnológicos mais avançados, aliados aos materiais e instrumentais de maior renome, nacionais e internacionais.
Se você ainda tem dúvidas, fale com a gente, temos horários flexíveis para melhor atender você. Ligue pelos telefones (13) 3466-2274 | (13) 3017-9292, mande uma mensagem pelo Whatsapp ou entre em contato através do site, clicando aqui. Estamos esperando para atender você!
Ane Bason Odontologia é uma clínica odontológica localizada em Santos, com mais de 20 anos de história. Possui equipe altamente especializada em: preenchimento labial, aplicação de Botox ®, cirurgia de bichectomia, clareamento dental, implante dentário, prótese dentária, ortodontia, endodontia, periodontia, odontopediatria, odontologia estética e mais.
Ficou interessado?
Seja nosso paciente, agende sua consulta.
Aprenda comigo! Saiba mais sobre nossas mentorias personalizadas para profissionais da área.