Ortodontia fixa: como funciona o aparelho

O uso do aparelho fixo é uma das formas mais tradicionais de realizar o alinhamento dos dentes, seja para deixar o sorriso mais bonito ou para cuidar de algumas funcionalidades que podem ser prejudicadas quando os dentes não estão posicionados corretamente.

O nome fixo vem do fato de que ele não pode ser removido da boca pelo próprio paciente, apenas pelo ortodontista, já que os bráquetes, que são pequenas pecinhas quadradas, ficam coladas nos dentes.

Como o aparelho fixo é colocado

Para colocar o aparelho fixo, é preciso, primeiro, que os bráquetes sejam colados e, depois, é passado um fio metálico entre eles, de forma a realizar uma pressão e forçar a movimentação dos dentes.

Nas consultas periódicas para manutenção, o fio é puxado um pouco mais e a pressão vai aumentando na medida em que os dentes vão mudando de posição. Outros itens como elásticos e molas também podem ser usados para auxiliar.

Embora muitos considerem um tratamento dolorido, principalmente nos dias em que o ajuste do fio é realizado, o uso do aparelho fixo tem ótimos resultados, até mesmo em casos mais complexos.

A partir de que idade é possível usar aparelho fixo?

É comum ver até mesmo crianças usando esse tipo de aparelho, que é muito positivo para deixar desde cedo a arcada dentária bem alinhada. Ele pode ser colocado quando os dentes já forem permanentes.

Seja qual for a idade, antes de começar o tratamento com aparelho fixo, é preciso passar por uma avaliação completa para que seja feito um planejamento de acordo com as necessidades de cada paciente.

O período do tratamento também vai variar de acordo com cada caso e pode chegar a até dois anos ou um pouco mais. Depois de tirar, pode ser necessário usar um aparelho móvel para chegar ao resultado final.


Ficou interessado?

Seja nosso paciente, agende sua consulta.

Aprenda comigo! Saiba mais sobre nossas mentorias personalizadas para profissionais da área estética.

×