Por definição, a semiologia nada mais é que o estudo dos sinais e sintomas das doenças humanas. No caso da odontologia, é a avaliação de problemas dentários ou na boca como um todo.
Importância da semiologia na odontologia
A semiologia não é focada apenas nos dentes, mas também na gengiva, língua, bochecha e em áreas como a cavidade bucal e o complexo maxilo-mandibular. É uma área ampla que avalia a musculatura oral, os vasos sanguíneos e as patologias bucais no geral.
Ao agendar uma consulta, mesmo que não haja nenhum tipo específico de queixa, todos esses pontos serão avaliados por meio de uma inspeção – feita a olho nu ou com o auxílio de espelhos e lentes.
Como a avaliação é feita
Essa avaliação inicial, realizada durante as consultas de rotina, é fundamental para descobrir a presença de patologias, das mais simples às mais complexas, que podem causar riscos de complicações.
Para isso, além de fazer um exame bucal completo e de buscar entender todo o histórico do paciente, quando necessário, também são solicitados exames radiológicos e laboratoriais para obter um diagnóstico preciso.
É importante, ainda, saber como são os hábitos de higiene bucal, se há queixa de dor, se tem algum tipo de incômodo ou sensibilidade, se frequenta o dentista regularmente, entre outras informações.
Tudo isso é descrito detalhadamente, pois, posteriormente, em conjunto com os resultados dos exames, poderá ajudar a direcionar também na definição do tratamento odontológico mais adequado.
Ficou interessado?
Seja nosso paciente, agende sua consulta.
Aprenda comigo! Saiba mais sobre nossas mentorias personalizadas para profissionais da área estética.