Categorias
Mais buscadas

Já ouviu falar em odontofobia? A humanização no atendimento pode tirar esse medo de você!

Publicado em 07/02/2019

Seria exagero falar que ninguém gosta de ir ao dentista? Tudo bem, pode até ter aquelas pessoas que não se importam de ir. Mas será que alguém gosta? Se sim, não é sobre essas pessoas que vamos falar agora. Hoje é dia de falar sobre o pavor de ir ao dentista ― e esse medo tem até nome: odontofobia. Segundo dados da Sociedade Americana de Odontologia, três a cada dez adultos sofrem desse mal, o medo de ir ao dentista.

“Três a cada dez adultos têm medo de dentista”

As pessoas chamam essa sensação negativa de ir ao dentista de diferentes formas, há quem assuma  que é medo mesmo, já outros dizem que é bloqueio ou incômodo. Mas sabia que esse medo está relacionado a outros? Como por exemplo, o medo de hospitais, de médico, agulhas.

Chegando no consultório, o que dá medo?

No fim, esses ambientes são muitos parecidos. O “cheiro de hospital”, também presente nos consultórios dentários, já deixam as pessoas em alerta logo ao pôr os pés na sala. As roupas brancas também fazem parte das características citadas quando alguém assume sua adontofobia.

Mas o maior vilão todo mundo já sabe qual é, certo? Ele ganha até das possíveis agulhadas que as pessoas vão ganhar durante o tratamento. Você já deve estar imaginando qual é e provavelmente acertou: o temido “motorzinho”. O barulho da broca é tópico certo para quem tem medo de dentistas.

Por que as pessoas têm medo de dentista

As causas mais prováveis são relacionadas a experiências. Você pode ter tido uma experiência ruim na infância, ou mesmo ter aprendido a ter medo com seus pais, sabia? Já parou para pensar no que eles falavam sobre dentistas quando você era criança? Mas muitas pessoas também podem ficar impressionadas, e daí desenvolver o medo, ouvindo relatos de amigos ou enquanto espera na sala de recepção do dentista. Ou então querendo matar a curiosidade pesquisando imagens sobre doenças e tratamentos. Isso é de assustar qualquer um mesmo!

Sintomas da odontofobia

Quem tem medo sabe, não é? Mas existem alguns níveis desse medo de dentista. Às vezes as pessoas sentem apenas um desconforto, mas esse medo pode chegar a apresentar tremedeira, sudorese e taquicardia

Como lidar com odontofobia

Seja sincero

O primeiro passo é contar para o seu dentista que você tem medo dele. Sim, já chegue falando sobre isso no primeiro contato. A partir dessa informação, o profissional vai desenvolver o relacionamento ideal com você. O principal é descobrir especificamente: você tem medo de que? Da anestesia, do barulho, ou mesmo a posição. Muitas pessoas sentem muito incômodo devido a posição da cadeira: muito baixa, muito inclinada. Fique atento a esse detalhe.

E como já foi dito, muito desse medo surge por ouvir histórias, então o passo mais lógico é: não escute as experiências ruins dos outros. Se começarem um papo sobre dentista perto de você, fuja!

Tampe os ouvidos

Outra opção é levar um fone de ouvido, assim o barulho da broca vai ficar em segundo plano. Mas existe outro detalhe quanto a isso: você gosta de saber cada etapa que o dentista está fazendo na sua boca? Às vezes o seu medo é do “desconhecido”. Pense nisso, você pode se sentir mais confortável sabendo o que está acontecendo, fale isso para o dentista e deixe o fone de lado.

Ou não

Talvez seja o contrário, então é melhor pedir para o profissional não falar sobre o procedimento, você pode manter aquela conversa aleatória com dentista que todo mundo conhece: só ele fala e você tenta responder. Ou pode fazer bom uso dos fones de ouvido.

Os problemas gerados

A relação é óbvia: você tem medo de dentista, adia as consultas, surgem problemas. A pesquisa norueguesa foi publicada pela revista Community Dentistry and Oral Epidemiology e a conclusão é que pessoas que que sofrem de odontofobia apresentam um número maior de problemas em relação a média. A outra relação também já era esperada: quanto maior o medo, menos consultas.

“Pessoas com odontofobia têm mais problemas bucais”

Como resolver 

Considerando essa pesquisa, a dica se torna evidente:  consulta de rotina. Ir regularmente ao dentista pode livrar você de tratamentos complicados. Se você demorar, uma restauração simples pode virar um tratamento de canal, e o canal virar uma extração. Evitar esses procedimentos mais complexos vai deixar a ida ao dentista muito menos assustadora. Com certeza o medo vai diminuir a cada consulta.

Tratamento humanizado

Se por um lado a tecnologia vem crescendo e possibilitando melhores aparelhos e tratamentos — menos doloroso, mais rápido e eficaz —, por outro, a humanização desses tratamentos se torna uma necessidade básica. Criar ligação com o paciente e desenvolver a confiança dele é primordial do primeiro ao último contato, seu bem-estar deve superar seu medo. A ideia principal de um tratamento humanizado é ver o paciente como parte do processo para alcançar a saúde bucal.

Independentemente de o paciente gostar ou não de ouvir cada passo do tratamento enquanto ele é feito, saber por que ele está sendo feito e o que gerou seu problema é um passo que vai deixá-lo mais confortável justamente porque ele vai se sentir parte do processo.

Seja qual for o truque que você vai usar para te ajudar, manter um bom relacionamento com o dentista é indispensável. Ter um vínculo afetivo, abrindo espaço para conversar sobre outros assuntos, é um ótimo caminho para você se aproximar do dentista e criar uma relação de confiança.

Essa conversa até fez você lembrar que já é hora de ir ao dentista, não é? Fale com a gente, além de o tratamento humanizado ser uma de nossas prioridades, também temos horários flexíveis, tudo pensando em como melhor atender você! Ligue para gente (13) 3466-2274 | (13) 3017-9292, mande uma mensagem pelo Whatsapp ou entre em contato através do site.


Ane Bason Odontologia é uma clínica odontológica localizada em Santos, com mais de 20 anos de história. Possui equipe altamente especializada em: implante dentário, prótese dentária, ortodontia, endodontia, periodontia, odontopediatria, odontologia estética, clareamento dental e muito mais.

Siga nosso Instagram