Categorias
Mais buscadas

Você sabe o que é endodontia? Entenda o que é esse procedimento!

Publicado em 22/03/2019

Você sabe o que é endodontia?

No post de hoje, vamos falar sobre endodontia, especialidade que trata os dentes, evitando assim, a necessidade da extração. Nós já falamos sobre implante dentário em outro post, que é uma substituição de um ou mais dentes que não têm mais condições de receber um tratamento, ou então feito para preencher espaços deixados por dentes que foram arrancados há algum tempo, procedimento realizado pela área de implantodontia.

Na endodontia , o tratamento visa justamente preservar o dente natural do paciente.

1 – O que é endodontia?

2 – Como é feita a endodontia?

3 – Endodontia e ortodontia: o que fazer?

 

1 – O que é endodontia?

polpa dental

Apesar do nome difícil de lembrar, endodontia é um tratamento comum e conhecido, mas sob outro nome: tratamento de canal. E endodontia pode-se definir exatamente assim, como sendo a especialidade que trata dos problemas dos canais dos dentes.

Explicando com mais detalhes, podemos dizer que endodontia cuida da parte interna do dente: a polpa — onde ficam as terminações nervosas de cada dente e também onde o dente é irrigado de sangue.

2 – Como é feita a endodontia?

como é feita endodontia?

Basicamente, a câmara dental é esvaziada, se estiver inflamada ou infectada, deixando o espaço vazio. Então o tratamento de endodontia consiste na limpeza, desinfecção, remodelação e obturação dos canais. Sendo assim, é a especialidade que possibilita que o paciente mantenha os dentes naturais, no entanto, não garante que não haja extrações futuras.

É necessário que após o tratamento de canal, o paciente seja conduzido a fazer uma restauração ou reabilitação protética, para proteger e devolver função a esse dente.

Antes de realizar o tratamento de endodontia, são feitos exames físicos e raio-X, só então o tratamento é indicado.

Hoje em dia, a Endodontia tem auxílio de aparelhos bastante tecnológicos para realizar o procedimento, por exemplo, instrumentos rotatórios e microscópio clínico.

3 – Endodontia e ortodontia: o que fazer?

aparelho ortodôntico

O tratamento de endodontia é uma prioridade, então não existe a possibilidade de não fazer ou adiar por muito tempo — o que acontece, é dar medicamentos ao paciente para diminuir a dor e a inflamação para que o procedimento possa ser feito.

Então, se o paciente estiver no meio de um tratamento de ortodontia, ele é interrompido. O que significa pausar a movimentação da raiz, não retirar o aparelho ortodôntico. Então, até que o tratamento seja finalizado, o dente não pode ser movido. Depois que a inflamação tiver sido controlada, volta-se ao tratamento de ortodontia normalmente.

Cuide da sua saúde bucal

A endodontia é um tratamento que pode ser evitado na maioria das vezes, desde que se tenha uma boa higiene bucal e visite seu dentista regularmente para verificar se está tudo certo com seus dentes.

Faz tempo que você não vai ao dentista? Não deixe de falar com a gente, temos horários flexíveis para melhor atender você. Ligue pelos telefones (13) 3466-2274 | (13) 3017-9292, mande uma mensagem pelo Whatsapp. Você também pode pré-agendar sua consulta através do formulário de contato. Estamos esperando para atender você!


Ane Bason Odontologia é uma clínica odontológica localizada em Santos, com mais de 20 anos de história. Possui equipe altamente especializada em: implante dentário, prótese dentária, ortodontia, endodontia, periodontia, odontopediatria, odontologia estética, clareamento dental e muito mais.

Siga nosso Instagram