Biópsias: por que são importantes?

A biópsia é um exame complementar utilizado na odontologia para verificar alterações suspeitas e auxiliar na confirmação (ou na exclusão) do diagnóstico de alguns problemas mais sérios.

Embora muita gente costume associar o termo biópsia à possibilidade de câncer, esse procedimento não é feito apenas em lesões que possam estar relacionados a tumores malignos, mas também a infecções, doenças autoimunes e outras.

Quando a biópsia precisa ser feita?

Quando os pacientes procuram atendimento odontológico por estarem com lesões na boca ou quando as lesões são notadas durante as consultas de rotina, é importante que seja feita uma biópsia para avaliar de forma mais detalhada.

Isso costuma ser necessário quando as lesões têm um tamanho maior que 2cm, quando têm tonalidade esbranquiçada ou avermelhada, quando não cicatrizam depois de um período de 10 a 20 dias ou inflamações que não respondem ao tratamento após 14 dias.

Como é feita a biópsia de boca?

Para que a biópsia possa ser realizada, há duas possibilidades. No caso de lesões menores, é retirada toda a área lesionada. Já nas lesões menores ou com suspeita de malignidade, é retirado apenas um fragmento.

Tudo é feito no próprio consultório, com aplicação de anestesia local, de forma a evitar dores e não causar nenhum tipo de incômodo ou desconforto para o paciente. 

Esse material é acondicionado da forma correta e enviado para um laboratório, que posteriormente emite o resultado. A partir disso, poderá ser indicado o melhor tratamento.

Ficou interessado?

Seja nosso paciente, agende sua consulta.

Aprenda comigo! Saiba mais sobre nossas mentoria personalizadas para profissionais da área estética.

×