Categorias
Mais buscadas

Afinar o rosto? A bichectomia vai muito além disso!

Publicado em 06/05/2019

Bichectomia não é uma cirurgia apenas estética.

A bichectomia é uma cirurgia que começou a ganhar fama devido aos seus fins estéticos. Com ela, é possível ter uma visível redução das bochechas, afinando o rosto e dando a sensação de emagrecimento. Muitas famosas apareceram com essa grande mudança na fisionomia devido a cirurgia de bichectomia.

Apesar dessa fama, a bichectomia também pode servir como o tratamento para alguns tipos de problemas. É sobre isso que vamos falar nesse post, acompanhe e entenda para que serve bichectomia.

 

O que é bichectomia?

A cirurgia de bichectomia é um procedimento que retira a Bola de Bichat, também conhecida como Corpo Adiposo da bochecha. É uma estrutura formada por gordura, presente na parte de dentro das bochechas, dando ao rosto a forma arredondada.

Apesar da remoção da Bola de Bichat resultar em um rosto mais fino, às vezes isso ode ser consequência e não a intenção principal da cirurgia de bichectomia.

Atualmente, o termo “Lipectomia Facial” está sendo utilizado para substituir o nome da cirurgia de bichectomia. Esse nome surgiu porque a primeira pessoa a descrever a glândula gordurosa se chamava Bichat, e está caindo em desuso usar o nome do autor para designar o procedimento.

Por isso, o correto é se referir a famosa bichectomia como Lipectomia Facial ou “remoção do corpo adiposo da bochecha”. Futuramente, não se verá mais a palavra bichectomia para descrever a técnica.

 

Bichectomia além da estética

A cirurgia de bichectomia pode ser usada em pacientes que sofrem de bruxismo e acabam mordendo as bochechas. Isso pode acarretar em lesões que podem se agravar. No caso de bruxismo, a técnica de bichectomia pode ser aliada ao Botox®.

A bichectomia pode ter ficado conhecida também por diminuir a força do músculo, contribuindo para que o paciente não force mais os dentes. No entanto, isso não é verdade. A bichectomia ajuda no bruxismo especificamente no caso de mordedura das bochechas. Como a Bola de Bichat aumenta o volume interno das bochechas, a remoção dela reduz esse volume e melhora uma grande queixa dos pacientes que sofrem de DTM (bruxismo e/ou apertamento dental): feridas constantes nas bochechas devido ao hábito de mordê-las.

 

Oportunidade cirúrgica

Para algumas pessoas a bichectomia pode ser mais indicada devido a algumas características, trazendo maiores benefícios para elas. Essas características são:

Sexo: feminino

Idade: entre 18 e 35 anos

IMC: abaixo de 25

Formato do rosto: redondo e, em alguns casos, quadrado.

Saúde local: sem focos de infecção. Caso contrário, trata-se a boca e depois realiza-se a cirurgia (evitando que esses focos contaminem o local da bichectomia)

Saúde geral: ausência de doenças sistêmicas. Quando presentes, que estejam sob controle, próximas dos níveis considerados normais

 

Você acha que a bichectomia pode te ajudar?

Se você se identificou com esse texto, talvez a bichectomia possa ser coadjuvante ao seu tratamento de bruxismo, DTM ou apertamento, melhorando a sua qualidade de vida. Para ter certeza de qual é o melhor tratamento para você, faça uma visita ao dentista. Lembre-se sempre de procurar por bons profissionais, que ofereçam um tratamento humanizado e se preocupem com seu bem-estar, deixando você confortável e confiante com qualquer tipo de tratamento. Se você ainda tem dúvidas, fale com a gente, temos horários flexíveis para melhor atender você. Ligue pelos telefones (13) 3466-2274 | (13) 3017-9292, mande uma mensagem pelo Whatsapp ou entre em contato através do site, clicando aqui. Estamos esperando para atender você!

 


Ane Bason Odontologia é uma clínica odontológica localizada em Santos, com mais de 20 anos de história. Possui equipe altamente especializada em: preenchimento labial, aplicação de botox, cirurgia de bichectomia, clareamento dentalimplante dentário, prótese dentária, ortodontia, endodontia, periodontia, odontopediatria, odontologia estética e muito mais.

 

Siga nosso Instagram